Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
 
 
 
Tapiraí, 19 de novembro de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Vereadores
DORIVAL TEODORO BENTO - PSB
14ª LEGISLATURA -2017-2020

Presidente Atual
DORIVAL TEODORO BENTO
AILTON PIRES GUIMARAES - PMDBHELIO DOMINGUES - PSDBHENRI CRISTIAN MARCHEUSKI BEZZECCHI - PSDBHUMBERTO PEREIRA DA SILVA - PTB
JAN RICARDI GLASSER - DEM
JOAQUIM DOS REIS DELGADO NETO - PSBLUCAS LOPES FIGUEIREDO  - PSBTARINI DENISE RICCIARDI SUZUKI  - PSB
Clique sobre a foto e saiba mais.
Histórico da Câmara

Webline Sistemas

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/1.jpg

Prédio antigo da Câmara serviu como sede do Poder Legislativo Tapiraiense desde 08/05/1962 até 18/02/2001, antes, porém, inicialmente na fundação do Município de Tapiraí, ou seja, de 02/01/1960 até 07/05/1962 a Câmara funcionou na Rua Raul Leite Magalhães nº 15, no prédio cedido gratuitamente por seu proprietário Sr. Max Victor Egon Ramm.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/2.jpg

E devido a sua já fragilizada estrutura, no período de Agosto/1998 até Fevereiro/2001 o Legislativo ocupou provisoriamente o prédio anexo à mesma, construído em 1971 na gestão no então Prefeito Francisco Iise Filho, (antigo prédio onde ficou instalando o Banco Nossa Caixa).

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/3.jpg

E a partir de 08 de maio de 1962, passou a funcionar na parte superior do referido prédio a Câmara Municipal, ficando até o ano de 2001, e na parte térreo do prédio funcionou também a sede da Prefeitura e Coletoria, após a saída da Prefeitura e coletoria, foi dividido em três salas o referido espaço, onde funcionou em uma das salas, na época o Posto de Telefone, por não haver linhas telefônicas na Cidade e nem orelhão, era ali que a comunidade fazia suas ligações e também as recebia, também funcionou em uma das salas a Agência dos Correios, que ali ficou até o ano de 1998, também funcionaram naquele local o Posto do Banco do Banespa, Posto do Banco do Brasil, e por ultimo funcionaram naquele local a sede da Associação Comercial e Industrial de Tapirai (ACIT) e o Fundo Social de Solidariedade.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/4.jpg

Embora já passar muitos anos, e já não haver ali mais nenhuma ocupação, a estrutura básica do referido prédio continua sólida, apenas necessitando de alguns reparos estruturais, mas devido a sua idade o prédio continua em situação muito boa. Agora existe duas possibilidades de restauração a “primeira” simplesmente reformar o prédio contando apenas

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/5.jpg

com o acompanhamento do engenheiro civil, ou a “segunda” opção restaurar a parte histórica, ou seja, voltar a ser como foi construído desde o principio, mantendo as suas características originais, que com certeza o custo seria bem maior, devendo buscar apoio das entidades ligadas à restauração do patrimônio histórico. Mas creio que o município já está tentando de uma maneira ou de outra realizar o tombamento histórico do referido prédio, primeiramente na competência da legislação municipal, e depois tentar incluir no acervo dos patrimônios histórico do Estado e da União, e quem sabe no futuro não estarmos também incluído na UNESCO.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/6.jpg

Hoje o Município pretende com apoio de todos, inclusive dos universitários desta área, transformar o referido prédio na “Casa de Cultura”.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/7.jpg

Portanto finalizo este breve resumo, dizendo que orgulhamo-nos do prédio mais antigo e também que serviu como local das grades decisões política, administrativa e histórica do Município de Tapiraí.
O prédio se localiza na Av. Prof. Natan Chaves, nº 181 - centro Tapiraí - SP. Sendo a avenida central da cidade, onde liga o planalto Sorocabano com a região e litoral sul.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/8.jpg

Quando assumi a Secretaria Administrativa da Câmara em 1989, vi que o prédio que a Câmara estava instalada já não comportava mais as suas atividades, então em 1990 começou o nosso sonho com um novo prédio, passou-se o tempo, em 1993 tomei posse como Vereador, aproveitando a oportunidade instituímos através da Resolução nº 001/1993 de 08/02/93 de minha autoria a leitura da Bíblia Sagrada nas aberturas das Sessões da Câmara, e também através da Resolução nº 004/1993 de 09/08/93 de minha autoria foi denominada o nome na Sala das Sessões passando a ser Sala das Sessões “Vereador Adolpho Nimtz” em homenagem ao 1º Presidente da Câmara, o saudoso Adolpho Nimtz.
 Em continuidade ao sonho da construção do prédio, foi que juntamente com o então Presidente da Câmara Luiz Carlos Braga começamos a projetar o novo prédio, fomos até a cidade

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/9.jpg

de Mongaguá para conhecer a prédio da Câmara daquela cidade, onde tiramos vários fotos para termos um modelo a seguir, então de posse de informações e apoio de todos os vereadores da época, fomos até o Prefeito da época Dr. João Batista Machado, que de pronto acatou o nosso projeto e se engajou conosco em construir o nosso novo prédio, lembro que também o Vereador Nilton Fábio Cavalcante Roque, sugeriu que havia uma verba no IPESP retido, e de direito da Câmara que poderia ser utilizado para iniciar projeto, então o Prefeito Dr. João e os Vereadores da época (1993/1996) começaram as construir o prédio, devido os poucos recursos o

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/10.jpg

prédio foi sendo construído aos poucos e ficou quase pronto no final de nosso mandato em 1996, o qual ficou interrompido de 1997 a 2000, sendo novamente reiniciando no em 1º de Janeiro de 2001 na gestão do Prefeito Dr. João Batista Machado, que em 40 dias deixou o prédio funcional, colocou as portas, janelas, implantou a rede elétrica, sanitários, fez o acabamento com

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/11.jpg


"chapisco" e piso em cimento liso, foi um trabalho intenso feito pela Prefeitura na época, sendo pré-inaugurando em 19 de Fevereiro de 2001 pelo Prefeito Dr. João e pelo então Presidente da Câmara Dorival Teodoro Bento (Chicão), data esta que mudamos para o novo prédio. Então o sonhou, virou projeto, e depois em realidade, mas ainda faltava o acabamento final do

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/12.jpg

prédio, mas o importante que já estávamos no prédio novo, e no mesmo ano o terreno e o prédio foram transferidos, através de Lei definitivamente para o patrimônio da Câmara estando escriturado e registrado no cartório competente, em 2002 o Presidente da Câmara Dorival Teodoro Bento(Chicão) nos autorizou a dar continuidade para implementação das melhorias necessárias para melhor adequação do novo prédio usando os recursos próprios e de custeio da Câmara, onde foram implementadas as seguintes melhorias:

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/13.jpg

Revestimentos em Madeiras do Teto e Paredes, envernizamento e imunização da madeira, totalizando 852 mts2, Acabamento fino das paredes da parte externa do prédio (reboco fino) totalizando 330 mts2 e pintura, construção de calçadas ao redor prédio, totalizando 80 mts 1,40 x 0,70, fechamento das laterais do prédio com alambrados e

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/14.jpg

Portões galvanizados, colocação de pisos, paviflex, decorflex e carpetes, totalizando 300 mts2, confecção de moveis Padronizados para a Sala das Sessões "Vereador Adolpho Nimtz”.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/15.jpg

Tais como Mesa Diretora, Mesa dos vereadores, Tribuna e bancos para platéia. Para Sala das Comissões tais como mesa e cadeiras e estante para os livros. E na Secretaria moveis padronizada mesa e estante. Implantação da home page:

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/16.jpg

www.camaratapirai.sp.gov.br e implantação do sistema de alarmes. Inauguração da galeria dos Presidentes e nome de todos Vereadores, instituída através da Resolução nº 003/1997 de 15/08/97 de autoria do então

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/17.jpg

Vereador-Presidente Oswaldo Fontanelli, o prédio então ficou ainda mais bonito. Em 2003 com a autorização do então Presidente José Pires implementamos melhorias no Sistema de Som deixando totalmente moderno com controle de microfone na mesa da Presidência e cada Vereador com seu próprio microfone, fizemos o acabamento da copa e cozinha, foi construído o

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/18.jpg

Arquivo geral, área de lavanderia, sala de ferramentas e sanitário nos fundos do prédio da Câmara, bem como foi remodelados o jardim e entrada do prédio com serviços de alvenaria. Finalizamos dizendo que hoje o sonho tornou-se realidade e temos um prédio que faz jus ao povo ordeiro e trabalhador de Tapiraí.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/19.jpg

O atual prédio não serve apenas aos serviços legislativo, mas as audiências públicas do Poder Executivo, reuniões de associações e comunidade em geral, convenções partidárias, realmente hoje a “Casa do Povo”, tem espaço para bem servir a comunidade tapiraiense.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/20.jpg

A Câmara vem procurando aperfeiçoar o seu espaço, dando mais condições aos trabalhos administrativos e legislativos, com a implantação de novos equipamentos.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/21.jpg

Enfim esta Câmara não pode parar de melhorar as suas atividades em beneficio da população, e que seus gestores possam sempre modernizá-la, bem como preservar a estruturas do prédio, afinal é um patrimonio da população tapiraiense.

http://www.camaratapirai.sp.gov.br/imagem/camara/22.jpg

Historia Escrita e Pesquisada por Jorge Vieira Martins (Jorginho), Secretário da Câmara Municipal de Tapiraí e Vereador 1993/1996.

Ata de Instalação do Município 1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_1.jpg1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_2.jpg1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_3.jpg1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_4.jpg1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_5.jpg1ª ATA DE INSTALAÇÃO- FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO DE TAPIRAI  DE  02-_Página_6.jpg





melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior
















Próxima Sessão

Toda 1ª e 3ª

Segunda - Feira às 19:00 horas

Câmara Municipal de Tapiraí.

transmissão das sessões
Sessões Gravadas
Audiências Públicas
Tapirai na Midia
Comissao
Galeria Multimídia
Galerias
Câmara Municipal de Tapirai
Secretário: Jorge Vieira Martins
E-mail: secretaria@camaratapirai.sp.gov.br
Telefone: (15) 3277-1169
logo câmara
Rua Adolfo Nimitz, 250
Cep 18180-000 - Tapiraí - SP
Telefone: (15)3277 - 1169
Total de Visitas: 73412   |  Online: 4


2017 © Todos os direitos reservados